É difícil saber se Muryo san e Kakuji san são duas pessoas ou uma só. Toda vez que deles me lembro são um conjunto indissociável de seres. Cinco anos de peregrinações pela Ásia os haviam desbastado pouco a pouco, retiros infindáveis nas florestas da Tailândia, a comunidade vietnamita magnífica de TNH, as montanhas de Dharamsala, o contato com mestres e monges notáveis os haviam marcado com o amor pelo Dharma de Buddha.
Quando cheguei a Toshoji no Japão, mosteiro remoto e pobre que havia sido abandonado e reerguido de ruínas, fui recebido pelo abade Suzuki Roshi com a imbatível cortesia japonesa. Ele confidenciou na sua voz tranquila que eu lhe havia enviado muito bons monges para o treinamento e me agradecia por tais pessoas.
A seguir, eles vieram nos ver, Kakuji san prostrou-se até o chão ao me ver o que imediatamente faz surgir em mim aquela sensação de não merecimento. Como aprendi, no transcorrer dos anos, tudo é feito para a linhagem, para os mantos e não para nossas falhas e incompletas pessoas. Muryo san sempre exato, racional e enérgico me falou da pressão do treinamento monástico. De como o isolamento e a convivência próxima e forçada do monastério polia os egos camada a camada como um jato de areia pole a superfície dos metais.
Entregaram-me muitas cartas, escritas nos mais variados pedaços de papel, catados aqui e ali nos restos das tarefas do mosteiro em sua pobreza de meios. Fascinado com os textos intensos, lhes sugeri quando voltaram ao Brasil que os transformassem em livro. E aqui estão, muitos deles de tempos mais remotos que do Japão, a testemunhar a trajetória, as pedras do caminho, a alegria de novas vistas, como ocorre ao subirmos trilhas de montanhas.
Ao relê-los, muitas vezes me comovi. Espero que os leitores tenham a mesma felicidade ao acompanhar os passos dos peregrinos.
– Monge Genshõ
Desde 1988 a Livraria Livros & Livros têm sido um ponto de cultura na Ilha de Santa Catarina. Nosso acervo está voltado principalmente para o público acadêmico, sobretudo nas áreas de literatura e ciências humanas.