Na atualidade, ante a situação em que se encontra a escola pública brasileira, com uma grande massa populacional de pobres que agora passa a frequentá-la, a necessidade da inserção do Serviço Social na escola se faz presente. Isso constitui uma exigência do capital em seu processo de reprodução ampliada, aliada à necessidade pela satisfação das carências materiais dessa mesma população. A polêmica discussão sobre a Política Educacional brasileira, o Serviço Social como profissão e a “relação entre necessidades sociais, demandas sociais, demandas institucionais e requisições profissionais do Serviço Social”, que está presente neste livro, ganha relevância na medida em que nos leva a refletir sobre o enfoque especial que é dado à pobreza pelos organismos internacionais, assim como sobre a demanda de inserção do Serviço Social no interior da escola – com seus programas e projetos –, como forma de atenuar os problemas advindos da desigualdade social e de combate à pobreza.
As reflexões contidas neste livro da Prof.ª Mayra de Queiroz Barbosa, a partir da apreensão dos aportes teóricos e políticos, nos fornece elementos para entender a constituição da Política Educacional, sua funcionalidade e limites no capitalismo nos dias de hoje; para suscitar o debate acadêmico no campo do Serviço Social, uma vez que a sua atuação profissional a partir do capitalismo dos monopólios está vinculada à execução das Políticas Sociais, em especial à Política Educacional; e para proporcionar aos usuários dos serviços educacionais uma discussão sobre as ações implementadas na escola e seu significado em termos de “qualidade e eficiência da Educação”.
- Autores: AUTOR: BARBOSA, MAYRA DE QUEIROZ
- Editora: PAPEL SOCIAL
- ISBN: 9788565540179
- Páginas: 177