Uma das escritoras mais célebres e reverenciadas de nossos tempos, Toni Morrison sempre foi uma hábil observadora do mundo. Em  A fonte da autoestima,   encontramos uma rica coletânea de textos sobre sociedade, cultura e arte.
  As palavras de Toni Morrison são transcendentais não só em seus romances, mas também nas obras de não ficção. Neste livro, encontramos uma instrutiva reunião de seus ensaios e discursos mais importantes, como um texto sincero e comovente sobre sua busca pelo verdadeiro Martin Luther King Jr., um elogio emocionante a James Baldwin, uma oração ardente pelos mortos do 11 de setembro, entre outros.
 A autora, que recebeu em 1993 o prêmio Nobel de literatura, analisa as linhas tênues que separam o estrangeiro, a mulher, o corpo negro e outros conceitos igualmente importantes para a sociedade contemporânea. Além disso, Morrison volta seu olhar crítico para o próprio trabalho — principalmente  Amada  — e o de outros importantes escritores negros. 
 Uma coletânea essencial para entender melhor o pensamento de uma das mulheres mais importantes do século XX,  A fonte da autoestima  brilha com a elegância literária e intelectual que fizeram de Toni Morrison a voz mais importante dos últimos anos.   “Se Toni Morrison fosse uma cantora, este livro seria sua principal música.” —  The New York Times  “Mesmo sendo composto por textos escritos ao longo de quatro décadas, este livro fala diretamente à sociedade atual.” —  NPR  “Neste livro, Toni Morrison revela os segredos de seus romances.” —  The Oprah Magazine  “Textos poderosos e avassaladores de uma das maiores escritoras americanas.” —  Kirkus Review
 
- Autores:  AUTOR: MORRISON, TONI | DESIGN DA CAPA OU OBRA DE ARTE POR: NUNES, ALCEU CHIESORIN | TRADUZIDO POR: ODORICO LEAL
- Editora:  COMPANHIA DAS LETRAS
- ISBN:  9788535933253
- Páginas:  456