Tratado pioneiro sobre o estudo e a hierarquia dos anjos (angeologia), conceito fundamental para a formação da hierarquia eclesiástica da igreja cristã. Composto por quinze capítulos, este livro elucida as nove hierarquias angélicas citadas na Sagrada Escritura (A Bíblia Sagrada) através de um esquema que remete a teologia neoplatônica de Proclo (Século V), mas sob uma perspectiva cristã.
Uma das maiores contribuições de Dionísio Pseudo-Areopagita foi o de definir os três polos ou vias da teologia: a Teologia Afirmativa, a Teologia Negativa e a Teologia Simbólica, e do centro ou meta das três: a Teologia Mística. A Teologia Afirmativa (catafática) é a via do pensamento na qual afirma-se o que Deus é em seus atributos ou nomes; a Teologia Negativa (apofática) é a vida na qual se nega tudo o que põe limites à natureza divina; e a Teologia Simbólica, mediadora das duas primeiras, é aquela na qual se utilizam figuras, imagens ou símbolos, que são propostos apenas como representações dos mistérios divinos e da natureza divina. Segundo ele, essas três vias do pensamento para se chegar ao conhecimento de Deus devem ser articuladas para permitir que se chegue à Teologia Mística, que é a experiência direta da União com Deus, para além de toda afirmação, de toda negação e de toda representação.
Nesta obra Dionísio Pseudo-Areopagita se aprofundou na via Simbólica ao trazer uma visão organizada por camadas (estratos), partindo do Uno ao múltiplo e retornando do múltiplo ao Uno, mediante graduações que abarcam e garantem a participação de seres angelicais diferentes, mas quem formam uma só cosmogonia celestial.
A via Simbólica demonstra que o símbolo carrega o indizível, o inominável, o inteligível e o não sensível, sendo uma forma de linguagem muito potente quando visa iluminar o limitado mundo da razão quando não complementado pela inteligência, pela imaginação, pela contemplação, pelo êxtase e pela revelação.
- Autores: AUTOR: PSEUDO-DIONÍSIO, O AREOPAGITA
- Editora: POLAR EDITORIAL
- ISBN: 9788586775192
- Páginas: 132