A indústria do petróleo: disputa por territórios cada vez mais profundos foi selecionado como primeiro livro da Coleção Água, Energia e Sociedade por apresentar uma importante investigação de Luiz Alencar Dalla Costa sobre a configuração recente do Brasil como um dos países mais ricos em petróleo e sua consequente caracterização como território sob interesse de exploração pelos países imperialistas.
A obra traz um resgate histórico da questão do petróleo no país, abrangendo do regime imperial de 1800 até o período neoliberal dos anos 1990, tendo como marco a criação da Petrobras, em 1953, e a formulação da nova política para a exploração e produção do petróleo com a descoberta do pré-sal, entre os anos de 2006 e 2010. Por fim, destaca ainda as primeiras consequências dessa mudança durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, em 2014, com o primeiro leilão baseado na Lei da Partilha, o Fundo Social e a divisão dos royalties com prioridade para as áreas da educação e saúde.
Com isso, torna-se imprescindível a leitura desta obra para conhecer a causa da ofensiva dos grandes grupos transnacionais sobre o Brasil: o interesse de se apropriar dessa riqueza do povo brasileiro. Um livro fundamental para militantes sociais, estudantes, professores, e especialistas da área refletirem sobre as alternativas de resistência e construção de um projeto energético popular.
- Autores: AUTOR: COSTA, LUIZ ALLENCAR DALLA
- Editora: EXPRESSAO POPULAR
- ISBN: 9786558910459
- Páginas: 192