Uma estudante brasileira às voltas com a polícia secreta alemã-oriental
A vida dos outros e a minha mistura relato pessoal com uma pitada de suspense
Escrito a partir do momento em que solicita aos arquivos alemães documentos que a Stasi teria produzido sobre ela, para ser finalizado depois que tem acesso a esses documentos, A vida dos outros e a minha narra a experiência de uma jovem brasileira atrás da Cortina de Ferro, estudante na Alemanha Oriental; reflete sobre essa experiência incomum à luz da maturidade; e reverbera a espera pelo dossiê em meio a outra espera: o fim da pandemia.
O relato, batizado pela autora de autoensaio, vem ilustrado com fotografias da época e referências literárias pessoais, que acabam por traçar um arco entre os anos 80 e os dias de hoje e por revelar um mundo, nos anos 80, que poucos brasileiros conheceram ou sobre o qual só ouviram falar em romances e filmes policiais.
O leitor encontra em A vida dos outros e a minha um texto fluido, que combina autobiografia, reportagem e reflexão – com a pitada de suspense proporcionada pela polícia secreta alemã-oriental.
Claudia Cavalcanti (Recife, 1963) é germanista, editora e tradutora. Organizou e traduziu autores como Ingeborg Bachmann, Paul Celan, Rainer Maria Rilke, Georg Trakl e outros poetas expressionistas.
- Autores: AUTOR: CAVALCANTI, CLAUDIA
- Editora: CULTURA E BARBÁRIE
- ISBN: 9786587529110
- Páginas: 112