Refletir sobre a formação do leitor solicita um olhar atento para as bibliotecas escolares das redes públicas de ensino, para a constituição de seus acervos de literatura, organização, condição de funcionamento e práticas pedagógicas desenvolvidas nessas instâncias escolares. Este livro reúne diversos estudiosos que tentam diminuir as distâncias entre livro, leitor, acesso e materialização do ato de ler. Atualmente, são restritas as ações que, no espaço escolar, viabilizam a formação de professores e de profissionais que atuam nas bibliotecas escolares para o reconhecimento do potencial do material disponibilizado e suas possibilidades educativas no cotidiano escolar, em especial, na sala de aula e na biblioteca. Neste sentido, este livro tem por objetivo refletir sobre o porquê de eximirem-se – pesquisadores e formadores de docentes –, de uma ação essencial, no bojo de políticas de distribuições e acesso a bens impressos para o ambiente escolar. Avalia-se que a formação do mediador de leitura responsável pela biblioteca escolar é imprescindível para a formação de leitores plenos.
Desde 1988 a Livraria Livros & Livros têm sido um ponto de cultura na Ilha de Santa Catarina. Nosso acervo está voltado principalmente para o público acadêmico, sobretudo nas áreas de literatura e ciências humanas.