"A aproximação entre o pensamento científico contemporâneo e o pensamento simbólico tradicional é signo de um encontro maior e mais importante: o do mundo explorado pela Tradição com o mundo explorado pela ciência. O que a Tradição descobre na riqueza da vida interior, a ciência descobre, por correspondência ou isomorfismo, no corpo dos sistemas naturais.
"O ponto de partida para uma nova Filosofia da Natureza só pode ser a ciência moderna; mas uma ciência que, tendo chegado às próprias fronteiras, pede uma abertura ontológica. Essa abertura só pode dar-se por um novo tipo de abordagem científica e cultural: a transdisciplinaridade. Sua tarefa prioritária consiste na elaboração de uma nova linguagem, de uma nova lógica e de novos conceitos que permitam o surgimento de um verdadeiro diálogo entre os diversos ramos do conhecimento, um diálogo polifônico entre racional e "irracional”, sagrado e profano, unidade e diversidade, natureza e imaginário, homem e Universo; um diálogo entre o passado e o presente, entre a ciência, a arte, a Tradição, e todas as outras formas de conhecimento.
"Nesse caminho, a redescoberta dos grandes textos do passado, como a obra de Jacob Boehme, é inevitável, pois a cultura forma um todo indissociável, integrado no tempo. Jacob Boehme ensina-nos como o múltiplo esplendor do Ser reflete-se no espelho da Natureza, e a ciência moderna leva-nos a descobrir nesse espelho signos cada vez mais deslumbrantes.
"O real resulta da interação entre o homem e o Universo, duas facetas de uma única Realidade. É chegado o tempo de uma nova aliança — a do homem consigo mesmo. Em nossa busca, Jacob Boehme está presente entre nós: amigo, divino sapateiro, testemunha viva dessa nova aliança."
- Basarab Nicolescu
- Autores: AUTOR: NICOLESCU, BASARAB
- Editora: ATTAR EDITORIAL
- ISBN: 9788585115104
- Páginas: 272