Entre 18 de março e 28 de maio de 1871, pela primeira vez na história, trabalhadores e trabalhadoras tomaram o poder do Estado e demonstraram, na prática, ser possível inaugurar uma nova forma de organização social e política. Duramente reprimida pelas classes dominantes francesas, essa experiência proletária de 72 dias, conhecida como Comuna de Paris, foi – e segue sendo – fonte de inspiração e aprendizado para as experiências revolucionárias levadas a cabo pela classe trabalhadora em todo o mundo.
Para celebrar os 150 anos da Comuna de Paris, um conjunto de 26 editoras de 15 diferentes países – construindo laços de solidariedade internacionalista – preparou este volume, publicado em 18 distintos idiomas. Todo o processo desta publicação – contando com a seleção dos textos, a tradução, o projeto gráfico e a capa – foi uma construção coletiva.
Dessa maneira, procuramos mais do que manter vivo o legado teórico da Comuna, que nas palavras de Marx foi “essencialmente um governo da classe operária, o produto da luta da classe produtora contra a apropriadora, a forma política, finalmente descoberta, com a qual se realiza a emancipação econômica do trabalho”. Queremos também fazer presente a prática que nos possibilitará derrubar o domínio do capital e construir uma sociedade em que “sejamos tudo, ó produtores”: a partir da organização, do trabalho coletivo e solidário e do internacionalismo.
- Autores: AUTOR: PRASHAD, VIJAY | AUTOR: YOSHIDA, MIGUEL | AUTOR: DESHPANDE, SUDHANVA | AUTOR: VICENTE, FERNANDO
- Editora: EXPRESSAO POPULAR
- ISBN: 9786558910237
- Páginas: 141