As vozes que se costuram nestas páginas apresentam gerações diferentes de mulheres. Elas ganham corpo a partir de histórias que se entrelaçam em outras e que não se assemelham na mesma medida em que se encontram. Uma matemática não linear e coletiva une estes contos, textos e pontos num emaranhado que ora nos pega pelo estômago ora nos põe na lona, mas que, invariavelmente, fazem com que nos sintamos atravessadas – não apenas por nossas histórias pessoais diretas, mas também, senão principalmente, pelas lembranças que nem sabíamos que tínhamos de nossas ancestrais.
Insucessos, desprazeres, complacência, autocomiseração, crueldade, frustração, aborrecimento, vida chata e clichês de um feminino feito a fórceps aparecem aos berros nestas linhas e pontos – mesmo quando aparentemente construídas para parecerem caladas, e isso é uma das suas mais preciosas contribuições.
Contos e contrapontos é um livro sobre o cuidado, a amizade e a cumplicidade entre duas mulheres, Andréa e Silvia, e o respeito às histórias de vida que as precederam e geraram. Principalmente, é um convite a nos olharmos em nossas mulheres com a maior das admirações e respeito, a nos reconhecermos irregulares, desviantes, agudas e vivas em todas elas e em todas nós. É um chamado a errarmos cada vez mais bonito. Afinal, ser mulher nunca foi sobre beleza ou certezas. Ser mulher não é linear.
- Autores: AUTOR: ZANELLA, ANDRÉA VIEIRA | AUTOR: ROS, SILVIA ZANATTA DA
- Editora: CAIS EDITORA
- ISBN: 9786599255250
- Páginas: 86