A Geografia tem o papel de explicar as razões para a localização e distribuição dos fenômenos, processos, eventos e objetos existentes na superfície terrestre, além de também compreender como se dá a relação entre a sociedade e natureza nos diferentes espaços geográficos. Neste sentido, seu papel para auxiliar o mundo na busca por soluções e mitigações de impactos causados pela disseminação do vírus Sars-CoV-2, causador da COVID-19, é fundamental, já que a compreensão da distribuição espacial dos óbitos e novos casos da doença podem auxiliar na tomada de decisão relativa às políticas públicas para controle da doença e de seus impactos.
Desta maneira, este livro teve o propósito de reunir trabalhos científicos de excelência, de diferentes instituições de nível superior no Estado do Rio de Janeiro (ERJ), cujo o objetivo foi analisar, a partir de representações espaciais, o avanço da COVID-19 em diferentes escalas e regiões no ERJ. Os capítulos aqui apresentados retratam o período inicial da pandemia, ou seja, os primeiros 9 ou 10 meses de 2020, onde ainda não tínhamos vacinas, e o único recurso disponível e eficaz contra a doença era o uso de máscaras e as restrições de mobilidade das pessoas.
Esperamos que este livro contribua não somente para a compreensão da COVID-19 nos tempos atuais, como também possa ser um registro válido para a compreensão dos desdobramentos futuros desta pandemia, e seus impactos nos mais diferentes setores da sociedade.
- Autores: ORGANIZAÇÃO: SEABRA, VINICIUS DA SILVA | ORGANIZAÇÃO: CARDOSO, PHILLIPE VALENTE
- Editora: CONSEQUÊNCIA
- ISBN: 9786587145303
- Páginas: 252