Estamos em pleno transe de uma transição que poderíamos designar como a passagem do analógico para o digital, que impacta o mundo do trabalho e a vida no mundo.
É a clássica sequência e contraposição do que vai ficando para trás, e eventualmente reluta em sair de cena, e o que vem pela frente, rompendo resistências, avançando ora com encantatória fluidez, ora aos trancos e barrancos, confrontando hábitos, bagunçando rotinas, afrontando valores, desafiando saberes.
É sem dúvida um período de inquietação e de maravilhamento, em alternância cada vez mais rápida, atropelando uns e projetando outros. Se um pé na terra firme e conhecida do passado pode ser uma conveniência de segurança, o outro pé (talvez um pé de pato) deveria assentar-se na modernidade líquida, dada a inevitabilidade de singrar suas ondas, navegar seus mares.
Em meu trabalho, como evidenciado nos textos aqui reunidos, busquei integrar ciência, consciência e intervenção como estratégia para aguçar a percepção das pessoas e refinar sua capacidade de discernimento, diante da opacidade das relações sociais e de seu espessamento ideológico, e para habilitá-las, e mais ainda motivá-las, a se engajarem em projetos coletivos de transformação social.
Que esta modesta ambição possa equacionar os termos de um possível alinhamento e eventual adesão de alguns, na direção sugerida!
- Autores: AUTOR: FONTANA, REMY J.
- Editora: EDITORA INSULAR
- ISBN: 9788552402275
- Páginas: 376