Lev N. Tolstoi (1828-1910) narra neste conto, publicado pela primeira vez em 1886, o conflito de Parrom, um camponês russo, que possuía a quantidade de terra necessária para plantar e dar de comer à família, mas se vê atraído pela tentação de ser um grande proprietário de terras. Tudo começou com a visita da cunhada que morava na cidade e criticava o modo de vida camponês da irmã caçula. Ao ouvir a esposa comentar com a irmã arrogante que não desprezava o trabalho agrícola e que se conseguissem mais terra, “não temeriam nem o diabo”, Parrom foi instigado pelo valor da propriedade da terra como forma de enriquecimento com ajuda do próprio satanás: “Muito bem”, pensou o diabo, “vamos apostar e te darei muita terra. Mas será pela terra que vou te pegar”.
Tolstoi presenteou as crianças com uma literatura fantástica para refletirem sobre as suas vidas e o avanço das relações capitalistas no campo, com o aumento da exploração dos camponeses, o surgimento dos mujiques, camponeses ricos, e dos latifundiários. Ao longo dessa impressionante narrativa, Parrom é provocado pelo demônio, incorporado por diferentes personagens, até se deparar com os povos originários da Bachquiria. Ali, onde a terra das estepes é usada para a vida, Parrom foi desafiado a conquistar o território que conseguisse percorrer em um dia a preço de quase nada; e, ao final, teve a recompensa merecida por tamanha ambição.
A leitura deste conto é indicada para leitoras e leitores de todas as idades, mas especialmente para as crianças, pois para o seu pleno desenvolvimento humano necessitam conhecer o verdadeiro valor social da terra em defesa da vida.
- Autores: AUTOR: TOLSTÓI, LEV
- Editora: EXPRESSAO POPULAR
- ISBN: 9786558910466
- Páginas: 56