A pesquisa e a reflexão sobre diversos processos de transformação social, desenvolvimento econômico e suas implicações para o debate da questão da desigualdade, da diferença e do reconhecimento constituem parte fundamental da tradição sociológica brasileira. A discussão sobre desigualdade é base de discursos de cidadãos portadores de direitos e responsabilidades éticas inalienáveis e de demandas inerentes ao exercício da democracia.
Na contemporaneidade, essa temática é ampliada mediante o encontro com o tema do reconhecimento na diferença. De um direito à igualdade, o debate busca compreender a diferença, a alteridade que não pode ser reduzida a denominadores comuns. Essa busca por reconhecimento, no entanto, não se sobrepõe à questão da igualdade, constituindo desafio o diálogo entre dois princípios de reconhecimento nem sempre compatíveis, impondo-se pensar a questão da pluralidade e, ao mesmo tempo, a da igualdade na diferença.
Esse desafio foi enfrentado sob ângulos diversos no XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Recife - Pernambuco.
As contribuições de pesquisadores e professores de universidades brasileiras e estrangeiras, aqui reunidas, pretendem tornar-se referência para aprofundar a compreensão da heterogeneidade, uma das marcas do mundo da globalização.
- Autores: AUTOR: MARTINS, JOSÉ DE SOUZA | AUTOR: URRY, JOHN | AUTOR: PORTO, MARIA STELA GROSSI | AUTOR: BONANNO, ALESSANDRO | AUTOR: OLIVEIRA, FRANCISCO MARIA CAVALCANTI DE
- Editora: TOMO EDITORIAL
- ISBN: 9788586225598
- Páginas: 136