Na Conferência Internacional Dilemas da Humanidade: Diálogos entre Civilizações, intelectuais brasileiros e estrangeiros de grande projeção reuniram-se no auditório Gilberto Freyre/Funarte, no Rio de Janeiro, junto com centenas de militantes de movimentos sociais, para debater questões contemporâneas. Em seis sessões, realizadas durante três dias inteiros, 26 coordenadores e debatedores - vindos da África, da Ásia, da Europa e das Américas do Norte, Central e do Sul - sucederam-se nas mesas, sempre seguidas pela interlocução com o plenário. Essa tempestade de ideias é que está registrada aqui, acrescida de um texto do venezuelano Edgardo Lander, que enviou sua contribuição por escrito. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra promoveu o encontro, como parte das comemorações de seus vinte anos de existência, contando com apoio e participação da Universidade Federal (UFRJ) e do Estado (UERJ) do Rio de Janeiro.
Os títulos das mesas resumem a temática geral: 1. O trabalho como símbolo da transformação e da dignidade; 2. A natureza e o meio ambiente: os limites do planeta; 3. A desigualdade social crescente, as classes sociais e as formas de organização social; 4. Os governos, o Estado e o poder popular; 5. Cultura, império, imperialismo; 6. Outro mundo é condição urgente e obrigatória para a preservação da humanidade.
A realização do seminário foi uma ousadia, uma busca de caminhos por parte de gente que se mantém fiel à luta por um mundo melhor. “A globaliza ção", dizem os organizadores na Apresentação, “esta nova fase da reprodução e acumulação do capital em escala planetária, sob hegemonia dos Estados Unidos, coloca em perigo a continuidade da vida. (...) O fato de que todos os povos estão postos diante do mesmo dilema - ou se produz uma nova civilização ou nos veremos cada vez mais imersos na barbárie - é uma sutil com provação da imperiosa necessidade de darmos esse salto comum para fora da catástrofe a que se reduziu o cotidiano contemporâneo."
A publicação das intervenções, praticamente na íntegra, incluindo algumas falas do plenário, torna-se um registro definitivo desse encontro tão representativo das perplexidades e das potencialidades do pensamento da esquerda contemporânea, no Brasil e no mundo.
- Autores: ORGANIZAÇÃO: MENEGAT, MARILDO | ORGANIZAÇÃO: FONTES, VIRGÍNIA | ORGANIZAÇÃO: BEHRING, ELAINE ROSSETI
- Editora: CONTRAPONTO EDITORA
- ISBN: 9788585910976
- Páginas: 348