A partir de sua experiência com grupos de teatro que utilizam o espaço urbano como cenário e tema, Evaldo Mocarzel analisa os processos criativos colaborativos e as “fissuras” (improvisações, pesquisas, questões relativas ao espaço selecionado, reação do público) que eles produzem nos textos e que geram o que ele chama de “dramaturgias fraturadas”.
QUARTA-CAPA
Por meio do registro cinematográfico da produção dos espetáculos de alguns dos principais grupos do Brasil, sediados em São Paulo, Evaldo Mocarzel mergulha na efervescência do nosso teatro contemporâneo.
A experiência acumulada ao trabalhar com esses coletivos, como documentarista ou dramaturgo, propicia que o autor nos leve para a intimidade dos seus processos criativos.
Partindo da base conceitual de cada grupo e em diálogo com seus participantes, somos apresentados aos rastros processuais – as improvisações; as pesquisas; as respostas, às vezes inesperadas, do público; e a interação, às vezes tensa, com o espaço urbano – que em cada obra colaborativa vão decantando os textos e as montagens. Dramaturgias Fraturadas atesta a crença na força da produção coletiva para as artes cênicas e para as nossas sociedades cada vez mais fragmentadas.
EVALDO MOCARZEL
Formou-se em cinema na Universidade Federal Fluminense, é jornalista, dramaturgo e documentarista, tendo sido editor do Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo. Cursou Cinema na New York Film Academy e fez parte durante quatro anos do Círculo de Dramaturgia do encenador Antunes Filho, no CPT, em São Paulo. É doutor em Artes pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo.
- Autores: APRESENTAÇÃO: MORENO, NEWTON | Orelha: SALLES, CECILIA ALMEIDA | AUTOR: MOCARZEL, EVALDO
- Editora: PERSPECTIVA
- ISBN: 9786555051797
- Páginas: 312