Espaços de memória são espaços que nos dirigem apelos relativos à presença e à conservação de determinadas memórias de que pretendem ser portadores. Mas também - temos que reafirmar -, são espaços de silenciamentos vários. Interesses de natureza social e política e valores culturais conferem à movimentação dialética do lembrar e do esquecer os contornos da problemática social e política abrigada e/ou denunciada em cada um destes espaços. [...] Pesquisas nas direções apontadas por esses trabalhos indicam que certas movimentações existentes na sociedade possuem o potencial de alargamento de "brechas" - no sentido benjaminiano - que podem ser percebidas por olhares atentos diante do avanço incessante e ambivalente da modernidade.
A leitura atenta dos artigos que compõem esta publicação nos traz a figura do pesquisador que não está distanciado das dificuldades, das agruras, angústias e esperanças do mundo social; pelo contrário, fortalece a imagem do profissional que insere em seu trabalho acadêmico a busca de sentidos outros, cultural e politicamente significativos, produzidos por diferentes sujeitos, que possam ser trazidos à tona, possibilitando, assim, que outras leituras mais sensíveis das relações sociais possam ter mais visibilidade no espaço público.
É preciso dizer, também, que estes trabalhos, ao abordarem os diferentes usos e sentidos experienciados e produzidos nestes espaços de memória, estão conferindo maior visibilidade a processos de formação e/ou educação de sensibilidades que podem oferecer um contraponto às tendências, assinaladas por Benjamin, de precarização e de esvaziamento das experiências na contemporaneidade. Neste sentido, é possível pensarmos nas potencialidades de revigoramento das condições de produção de memórias e de rememorações, tão desejáveis nos tempos nada amenos em que vivemos.
- Maria Sílvia Duarte Hadler
- Autores: ORGANIZAÇÃO: PAIM, ELISON ANTONIO | ORGANIZAÇÃO: GUIMARÃES, MARIA DE FÁTIMA
- Editora: NUP/CED/UFSC
- ISBN: 9788594570154
- Páginas: 352