Este livro de Cristina Teodoro apresenta um estudo denso, realizado por meio de uma abordagem etnográfica que pode ser considerada inédita: escutar, observar e compreender se - e como - as crianças em idade pré-escolar compreendem a identificação étinico-racial, os critérios que empregam para tal; e a forma por meio da qual essa identificação é explicitada. Trata-se de uma importante contribuição para os estudos sobre a educação infantil e as relações étinico-raciais, no Brasil. A pesquisadora desvela uma pergunta que sempre paira entre nós quando pensamos a relação entre crianças pequenas, educação infantil e preconceito racial: afinal, as crianças pequenas, por serem crianças e pequenas, conseguem sair ilesas aos sentidos e significados dados a negros e brancos no Brasil? Os resultados do estudo falam por si só e reafirmam como as crianças são sujeitos das suas práticas sociais e escolares, aprendizagens e ações, inclusive, aquelas que dizem respeito à questão étinico-racial. Ao se debruçar sobre a leitura deste livro o leitor e a leitora entenderão que as crianças de pouca idade conhecem e empregam as categorias étinico-raciais. Estas mesmas crianças - embora, em suas brincadeiras e interações, não selecionem seus pares tendo como base a cor da pele - verbalizam, no entanto, o desejo de ter características associadas ao grupo de pessoas brancas, sendo o cabelo e a tonalidade da pele as mais mencionadas. Portanto, desde a infância, os sentidos e significados sobre as relações étinico-raciais estão em jogo. O campo de pesquisa e as práticas pedagógicas da Educação Infantil precisam estar mais atentos a essas questões.
- Autores: AUTOR: TEODORO, CRISTINA
- Editora: NANDYALA
- ISBN: 9788561191795
- Páginas: 192