Os artigos deste livro são uma seleção de análises regulares sobre a economia e a sociedade brasileira, elaborados ao longo de 2019.
Desmontar tudo que é público, já sabíamos no final de 2018, era a missão principal do governo Bolsonaro/Guedes. Bolsonaro cumpriu em parte, ao longo do ano passado, promessa feita nos Estados Unidos, em jantar com representantes da extrema-direita, de que teria chegado ao poder para levar adiante um projeto de destruição nacional. “O Brasil não é um terreno aberto onde nós iremos construir coisas para o nosso povo. Nós temos que desconstruir muita coisa”, afirmou em 18.03.2019, na sede da Agência Central de Inteligência norte-americana (CIA), em Washington.
A quantidade de direitos sociais e sindicais liquidados pelo governo de extrema direita no ano são, por si só, a demonstração de que a correlação de forças continua muito desfavorável aos trabalhadores. É que os métodos e/ou a intensidade da luta travada pelos trabalhadores foram, no mínimo, inadequados. De parte dos trabalhadores falta uma avaliação correta da natureza do governo Bolsonaro, ou seja, da percepção de que este governo veio para fazer terra arrasada dos direitos da maioria, visando resolver a crise do capitalismo internacional. É preciso considerar que o governo Bolsonaro é cia do golpe de 2016 e da fraude eleitoral ocorrida em 2018.
Ao invés da população enfrentar o governo coletivamente, considerando o conjunto de sua política de guerra, tentou-se combater cada ação específica, na medida em que iam sendo implementadas. O que seria impossível, até mesmo pela quantidade de ataques que foram realizados desde o início do ano de 2019, quase que diários. O resultado dessa política é que os protestos foram insuficientes e muitas vezes limitados à categoria que era mais prejudicada por este ou aquele ataque específico. Isso levou à uma fragmentação da luta. Os trabalhadores da Petrobrás, dos Correios, funcionários públicos, encaminharam suas lutas específicas, sem uma grande mobilização nacional, visando enfrentar o conjunto das políticas que, na essência, vão contra o interesse de, pelo menos, 90% da população.
- Autores: AUTOR: CARDOSO, JOSÉ ÁLVARO DE LIMA
- Editora: DO AUTOR
- ISBN: 9788592260354
- Páginas: 327