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Interfaces: educação e temas sensíveis na contemporaneidade é um livro que seguramente vai contribuir para o desenvolvimento de diferentes investigações no âmbito das ciências humanas, da Educação e do ensino de História. Ele foi composto por uma coletânea de artigos organizados pelo Professor Elison Antonio Paim do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pelo professor Nilton Mullet Pereira, da área de Ensino de História, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os textos deste livro destacam-se pela reunião da produção intelectual de professores, de alunos de mestrado e doutorado e de pesquisadores de diferentes instituições universitárias brasileiras. Grande parte dos autores se vincula ao curso de mestrado e doutorado de Educação (PPGE) da UFSC, na disciplina de Seminário Especial "Os Temas Sensíveis no Campo da educação: questões de Ética e estética". Este curso priorizou a discussão de temas transversais que se relacionavam ao currículo do ensino de História. Nele foram debatidas problemáticas que envolviam os conceitos de escravidão, de racismo, de homofobia e genocídio, entre outros. E, sobretudo, os artigos partem de pontos em comum, pois todos eles produzem abordagens sobre objetos de pesquisa em Educação, os quais se relacionam a discussões sobre o uso das memórias, dos direitos humanos e da história do tempo presente. Destaco que os objetos de pesquisa analisados nos artigos abordaram de formas variadas conteúdos significativos para a área de ensino de História. Possibilitando que fossem desmistificados diferentes conceitos, que até os dias de hoje, são reproduzidos pela história eurocêntrica. Ao fazerem isto, os autores dão a oportunidade para que os leitores possam trabalhar os temas sensíveis nos processos educacionais. Elison Paim e Nilton Pereira reuniram nesta coletânea textos que apresentam correspondências com fatos que estão ocorrendo na atualidade em nosso país. E, por isso, os conhecimentos que aqui foram produzidos poderão colaborar para a compreensão dos movimentos de resistência aos retrocessos políticos e educacionais, que estamos vivendo no Brasil desde o ano de 2016. Além disso, este livro é importante, pois apresenta um panorama sobre a produção e a contribuição teórica para a área de educação de diferentes autores decoloniais. Por essa razão, transpõe, renova e abre novos horizontes para os debates que suscitam questionamentos à nossa maneira de perceber e conceber a modernidade capitalista em seu conjunto. Este conjunto de produções, também revela novas possibilidades de abordagens teóricas sobre os temas sensíveis na História. Valorizando narrativas históricas que desconstroem abordagens hegemônicas, ou seja, discutem os processos de elaboração das identidades negras e indígenas e suas relações com as histórias que trazem versões dominantes e excludentes. As Investigações históricas apresentadas neste livro partem de dois pontos comuns: o primeiro deles procura dar visibilidade a leituras que desvendam novas construções narrativas da História, as quais questionam as ideias de existência de versões de história que utilizam as ideias de centro e de periferia. E, ao fazerem isso, pluralizam narrativas históricas, que em coro questionam as versões dos vencedores na história. Sublinho também, que em vista disso, são apresentadas construções teóricas que denunciam múltiplos confrontos, os quais se remetem a relações de dominação e exploração de diferentes comunidades brasileiras. Em segundo lugar destaco que foram utilizadas novas estruturações sobre os pensamentos que expressam formas alternativas de construção de sistemas de signos. Pois, estes estudos valorizam abordagens de história dos lugares pelas quais são revelados diversos processos históricos que emergiram nas ações de conflitos, de crises ou de reação aos novos modos de dominação capitalista. Sendo assim, temos em mãos diferentes leituras que são provocativas para a criação de novos significados para o ensino da História. - joão Bueno

 

  • Autores:  ORGANIZAÇÃO: PEREIRA, NILTON MULLET | ORGANIZAÇÃO: PAIM, ELISON ANTONIO
  • Editora:  NUP/CED/UFSC
  • ISBN:  9788594570345
  • Páginas:  232

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