Este livro trata da variação linguística nas áreas de Linguística, mais especificamente da Sociolinguística e Dialetologia, e de Educação, com uma abordagem interdisciplinar. A autora articula a sociolinguística variacionista e o ensino de língua portuguesa, trazendo resultados científicos ao ensino do português brasileiro, com a sistematização de regras concernentes à variação das formas pronominais de primeira pessoa do plural, com vistas a tratar da norma de referência escolar. Discutiremos, neste estudo, o uso e a variação das formas pronominais nós e a gente com o intuito de averiguar se o pronome a gente já está, de fato, inserido na língua escrita e falada dos alunos do ensino fundamental (5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries) em quatro escolas da rede pública de ensino na cidade de Florianópolis – região leste de Santa Catarina. Este estudo refere-se à pesquisa que realizei há dez anos (2007-2009). No entanto, avalio a importância de torná-lo público, atualmente, tendo em vista que a relevância de tais questões, nele debatidas, compreendem-se reais e vivas até então – o que, de certo modo, me aflige. (…) Em 2009, nossa pesquisa se configurava inédita, porque abarcava língua falada e escrita – até 2009, poucos sociolinguistas estavam olhando e/ou publicando para os fenômenos da língua na escrita. Lembro-me de ter sido um desafio dos bons! Espero que desfrutem da leitura do texto e, junto comigo, ajam em prol de um fazer docente consciente e reflexivo.
- Autores: AUTOR: BRUSTOLIN, ANA KELLY BORBA DA SILVA
- Editora: EDITORA INSULAR
- ISBN: 9786599024665
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