A classificação em gêneros, e a apreciação deles, portanto, conta com o conjunto das experiências e expectativas do leitor. Alguns ele conhece mais. Outros, menos. Certos gêneros são mais apropriados a determinadas etapas de seu desenvolvimento. Outros, menos. Por ser assim, estimular a consideração dos gêneros literários promove a reflexão sobre a literatura em sua diversidade e dinamicidade, ao instigar a observação do que, em cada gênero, se mostra instável e daquilo que parece ser residual. Gêneros são expressões literárias nascidas de distintos olhares que o homem dirige ao mundo e a si mesmo.
É por essa razão que os editais do Programa Nacional de Bibliotecas Escolares do Ministério de Educação estabelecem e discriminam os diferentes gêneros literários que devem compor cada acervo de livros destinados às escolas públicas do país. Ao fazê-lo, tem favorecido que alguns gêneros, relegados pela escassa oferta editorial, voltem aos catálogos e aos leitores, recobrando a atenção perdida e devida. Para refletir sobre essa orientação, alguns dos artigos que integram este livro têm por foco a análise dos textos escolhidos. Outros, porém, dedicam-se a pensar o processo de escolarização de títulos representativos dos diversos gêneros que passaram a integrar o acervo do PNBE 2009. (Lígia Cademartori)
- Autores: ORGANIZAÇÃO: PAIVA, APARECIDA | ORGANIZAÇÃO: SOUZA, RENATA JUNQUEIRA DE | ORGANIZAÇÃO: CORRÊA, HÉRCULES TOLÊDO
- Editora: EDITORA MERCADO DE LETRAS
- ISBN: 9788575911891
- Páginas: 192