O livro Memória e Cultura do Carvão em Santa Catarina, vem registrar a produção de um dos primeiros grupos de pesquisa formados na Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc. O que começou com um projeto de iniciação científica (PIC) - na primeira versão do programa na universidade, no ano de 2000, passando pelo cadastramento no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq - vem hoje se consolidar como uma referência estadual na temática da memória e da cultura do carvão. Paralelamente, os professores envolvidos vêm elaborando suas teses doutorais também em torno do tema, solidificando, portanto, o fazer do grupo.
Temos acompanhado a trajetória da construção deste conhecimento, do qual resultou esta obra que nos traz muita satisfação. De alguma forma, é o Programa de Iniciação Científica institucional dando frutos, consubstanciando na produção de acadêmicos orientados por professores. Para mais além da iniciação, também são frutos da construção de um ambiente de pesquisa na Unesc, concretizado no empenho dos pesquisadores e na formação de grupos de pesquisa que buscam sua consolidação e seu espaço, como referências nas temáticas de seus objetos de pesquisa.
Este livro é fruto de toda esta história, trazendo artigos de autoria de acadêmicos e professores, num salutar diálogo de “tempos diferentes” de formação, em que um vai orientando o outro e também vai se enriquecendo neste orientar.
Parabéns aos pesquisadores, principalmente porque estão contribuindo para que a universidade cumpra com uma das suas funções principais: gerar conhecimento e socializá-lo. O conhecimento gerado nesta obra, ademais, se insere no coração de nossa região, de sua memória e de sua cultura.
- Prof.ª Dr.ª Janine Moreira, Diretora de Pesquisa da Unesc
- Autores: ORGANIZAÇÃO: GOULARTI FILHO, ALCIDES
- Editora: CIDADE FUTURA
- ISBN: 9788587757432
- Páginas: 400