MÚLTIPLOS ALFABETISMOS

Código: 9788570258069
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Este é um livro sobre ações educativas que, a partir das reflexões sobre o realizado, incita à proposição de novas ações. É uma obra de educadores para educadores que não se configura como uma coletânea de "receitas pedagógicas", mas como a tradução de um esforço coletivo de docentes e estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em relatarem e analisarem criticamente o trabalho desenvolvido no âmbito do Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, implementado em 2004 pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS em parceria com diferentes unidades acadêmicas da Universidade, com predominância das equipes que constituem os núcleos de estudos e pesquisas do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação. A relevância da obra explica-se, também, por se constituir em claro exemplo das possibilidades de integração das atividades de extensão, ensino e pesquisa nos cotidianos universitário e escolar. Ao abrir novas e instigantes perspectivas e atribuir novos sentidos à atividade extensionista, revela-a e valida-a como espaço privilegiado de construção de saberes sobre os múltiplos e complexos tensionamentos entre os processos de ensinar e de aprender na escola básica e as distintas realidades socioculturais, e aponta possíveis caminhos para aperfeiçoar esses processos, bem como os de formação inicial e continuada de professores. Os treze artigos que compõem o livro incluem desde experiência pioneira na in-serção das novas tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar e de reflexões sobre a influência da mídia sobre os aprendizes - crianças, jovens e adultos - a proposições de cunho teórico-prático sobre o repensar e trabalhar com alfabetização e letramento, quais sejam: instituir, na universidade e na escola, o lugar da ludicidade; redimensionar o planejamento de atividades de ensino para a aprendizagem da leitura e da matemática; criar nova cultura da avaliação na educação de jovens e adultos, bem como valer-se das possibilidades de abertura da sala de aula convencional a outros espaços educativos, exemplificada com o caso do Planetário da UFRGS. Trata-se, portanto, de oferecer aos leitores um conjunto de conhecimentos e de práticas que se afiguram essenciais para o desenvolvimento do trabalho educativo em um tempo e em um espaço marcados pela desconstrução das certezas idealistas impostas pela modernidade; tempo e espaço que estão a exigir da escola e dos professores, acima de tudo, a consideração e o cuidado com as diferenças, peculiaridades e saberes da experiência de crianças, jovens e adultos que freqüentam a escola pública em nosso país. Este livro certamente tornar-se-á referência entre formadores e professores, pois ao mesmo tempo que, pelo desafio das reflexões teóricas, desafia-nos a pensar, comove-nos pelo respeito e atenção afetiva, dedicados pelos docentes e pesquisadores universitários aos parceiros professores envolvidos no Programa de Formação Continuada. É um belo livro, o qual sou grata por apresentar aos leitores e do qual se orgulham a UFRGS e sua Faculdade de Educação. - Merion Campos Bordas Diretora da FACED/UFRGS

 

  • Autores:  ORGANIZAÇÃO: MOLL, JAQUELINE
  • Editora:  EDITORA DA UFRGS
  • ISBN:  9788570258069
  • Páginas:  223

Produtos relacionados

Sobre a loja

Desde 1988 a Livraria Livros & Livros têm sido um ponto de cultura na Ilha de Santa Catarina. Nosso acervo está voltado principalmente para o público acadêmico, sobretudo nas áreas de literatura e ciências humanas.

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

Livraria Livros e Livros LTDA - CNPJ: 01.570.002/0004-21 © Todos os direitos reservados. 2025