Este livro retoma e amplia as questões em torno do letramento, em suas mais distintas facetas: letramento digital, letramento literário e práticas de letramento em distintos contextos. Moveram os autores questionamentos de diversas ordens, entre os quais: Como as práticas de letramento escolares podem ser (re)significadas para torná-lo emancipador, crítico, cidadão?
Que atividades poderiam substituir e/ou complementar aquelas eminentemente escolares de leitura e de produção de textos?
O que deve ser levado em consideração, em relação à formação docente e às práticas não escolares, para o exercício do letramento?
Se pretendemos atribuir à alfabetização e ao letramento um papel relevante ou decisivo para a conquista da cidadania, faz-se necessário, pois, uma pergunta: sob quais critérios de inclusão social associamos alfabetização e letramento? É o que o leitor poderá usufruir da leitura dos textos da coletânea, resultado da parceria entre os autores e organizadores e destes com o MEC – via edital de extensão.
- Autores: ORGANIZAÇÃO: PINHEIRO, ALEXANDRA SANTOS | ORGANIZAÇÃO: GONÇALVES, ADAIR VIEIRA
- Editora: EDITORA MERCADO DE LETRAS
- ISBN: 9788575911648
- Páginas: 360