Saber pouco ou quase nada sobre NFTs (token não fungível, em português), e ter a sensação de que, sem demora, era importante tomar conhecimento sobre esse universo, foi uma das razões para a Casatrês publicar:
NFTs, influencer e a música [x] do artista [y]: capital simbólico cibernético e o mercado e-commerce de reputações. (Leia até o final para entender o título do livro.)
Escrito por Rodrigo Goldacker e publicado, em primeira mão, no perfil pessoal do Medium do autor, o texto, na verdade, foi adaptado em livro não apenas por uma, mas por algumas razões que os editores precisam compartilhar:
1. De forma minuciosa e sagaz, o livro pretende responder porque certos fenômenos e tendências do mundo digital surgem bem antes de termos conhecimento a respeito e porque chegamos sempre atrasados ou ficamos de fora de tais fenômenos e tendências, como no caso dos NFTs.
2. Trata-se de um ensaio ao mesmo tempo acessível e profundo a respeito do universo dos NFTs e a formação das influências no mundo digital. Acessível porque elucida, com concisão e didatismo, o que são, afinal, NTFs, e também criptomoeda, User Experience, entre outros. E profundo porque reflete, através de uma lente crítica, pensando a partir do sociólogo Pierre Bourdieu, sobre aquilo que Rodrigo chama de capital simbólico cibernético e mercado e-commerce de reputações.
3. É um texto divertido, com boas digressões e curiosidades, como, por exemplo, o NFT do macaco triste que Justin Bieber comprou por um milhão de dólares.
4. Possui o título mais excêntrico e chamativo que, dentro do nosso humilde catálogo, já publicamos e, arriscamos dizer, um dos títulos mais excêntricos e chamativos de todos os livros já publicados no mundo. Os caracteres especiais que aparecem logo após a palavra música e, novamente, depois da palavra autor são, de fato, o nome de uma música e o nome de um artista.
- Autores: AUTOR: GOLDACKER, RODRIGO
- Editora: CASATRÊS
- ISBN: 9000002530476
- Páginas: 120