"As profundezas da natureza humana
“Ela ainda não conhecia o amor. Pouco tempo depois, sofreu por causa dele, única maneira de se aprender a conhecê-lo.”
(Trecho de “Violante ou a mundanidade”)
Honoré de Tenvres tem um caso com a bela Françoise Seaune. Pensa ternamente na relação, até o dia que fica sabendo da sua reputação de mulher fácil. Perturbado, ele descobre os requintados tormentos do ciúme, do qual demorará a se livrar.
“O fim do ciúme”, assim como os outros contos desta coletânea, foram primeiramente publicados em 1896, no volume Os prazeres e os dias, quando Marcel Proust (1871-1922) contava vinte e cinco anos. Numa escrita fina, que flui de modo ao mesmo tempo delicado e complexo, o futuro autor da obra-prima Em busca do tempo perdido já fixa aqui seus principais temas: a vida mundana da alta sociedade, o avassalador sentimento do ciúme, a natureza dolorosa do amor, o afeto reverente dos filhos pelas mães e a angústia infantil. Igualmente, já demonstra a riqueza do mundo interno de seus protagonistas, em verdadeiros estudos psicológicos que farão dele um dos grandes nomes da literatura moderna e da literatura universal de todos os tempos."
- Autores: AUTOR: PROUST, MARCEL | TRADUZIDO POR: DA ROSA SIMÕES, JULIA | DESIGN DA CAPA OU OBRA DE ARTE POR: PINHEIRO MACHADO, CAPA E ILUSTRAÇÃO: IVAN
- Editora: L&PM
- ISBN: 9788525438010
- Páginas: 112