Primeiro livro de um dos maiores filósofos do século XIX, O nascimento da tragédia despertou polêmica pela ousadia da abordagem e pela militância estética em favor de Wagner, mas se tornou uma das obras mais influentes do século XX. A Companhia das Letras o lança agora numa nova tradução, assinada por Paulo César de Souza.
Publicado no início de 1872, em meio a controvérsias, O nascimento da tragédia teve grande influência nos estudos sobre a Antiguidade, na filosofia e nas artes do nosso tempo.
Estimulado pela metafísica de Schopenhauer e pelas concepções e composições de Richard Wagner, Nietzsche distingue duas correntes na cultura grega, a apolínea e a dionisíaca, e discute a natureza da cultura em geral, a relação entre arte, sofrimento e conhecimento, e as precondições para o ressurgimento da grande arte trágica, que traria consigo a renovação do mundo.
A nova edição vem acompanhada do texto “Verdade e mentira no sentido extramoral”, de 1873, que prenuncia a crítica da razão e da linguagem que Nietzsche desenvolveria em obras da maturidade, e conta com posfácio de André Luís Mota Itaparica.
- Autores: AUTOR: NIETZSCHE, FRIEDRICH | TRADUZIDO POR: SOUZA, PAULO CÉSAR DE | DESIGN DA CAPA OU OBRA DE ARTE POR: FISHER, JEFF
- Editora: COMPANHIA DE BOLSO
- ISBN: 9788535933093
- Páginas: 184