Os dez estudos que se reúnem em Pesquisa, ensino e formação docente, obra coletiva consequente da experiência formativa de docentes em que se busca articulação entre teoria e prática, tematizem ou não diretamente as questões alinhavadas acima, inserem-se nessa perspectiva. Não trazem uma resposta cabal, não se veem como a solução dos problemas do ensino atual - muitos dos quais não se resolvem no âmbito da discussão conceitual da disciplina de Língua Portuguesa -, mas buscam caminho, rejeitando os modelos de ensino repetitivo e meramente instrucionais, valorizando a aprendizagem ativa e formativa. Seus autores, professores da educação básica e professores doutores orientadores do Profletras da UFPA, reconhecendo-se como sujeitos políticos, assumem o lugar da pesquisa participante, refletem sobre a prática sem se prender a ela, sugerem possibilidades sem se conformar com a repetição. Põem-se assim no movimento criativo de indagar o mundo e querer transformá-lo.
- Autores: AUTOR: BARROS, FRANCISCO
- Editora: PONTES EDITORES
- ISBN: 9788571138711
- Páginas: 0