Após ler as informações que a mim chegaram, para um parecer técnico do livro Por um vaso de hortênsias, de uma autora que ainda não conhecia, Margareth Tassinari, procurei saber quem era. Soube que era fonoaudióloga formada pela PUC, Campinas, cidade onde reside e atua profissionalmente. Só escrevia artigos acadêmicos e relatórios técnicos, sem qualquer experiência em textos literários.
Como quem fosse costurando um belo vestido de baile, foi registrando a trajetória desta criação primeira. O formato que o tecido iria tomar, o tamanho das mangas e os adereços… os adereços sempre preciosos, marcantes num estilo literário que encanta.
Como excelente “costureira das palavras”, é na hora dos detalhes/enfeites do vestido de baile que sugeri ali acima, que Margareth vai colocando, próximas umas às outras, suas pérolas, lantejoulas, paetês, para enfeitarem o vestido para o grande baile, agora transformado em livro. Situações literárias que podem ter acontecido ontem ou poderão acontecer amanhã, numa cidade qualquer, em qualquer canto, pois seus personagens não têm cor, peso ou altura determinados. Só o cachorro e o gato são mais gordinhos e têm cores definidas.
Agradeço imensamente a ela pelo convite para os ajustes finais do seu livro de estreia e lhe recomendo, caro(a) leitor(a), que leia este livro com o carinho que ele merece. Que seja o primeiro de muitos que poderão ainda vir.
- Prof. Adolpho Queiroz, Pós-Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, RJ.
- Autores: AUTOR: TASSINARI, MARGARETH
- Editora: EDITORA INSULAR
- ISBN: 9788552404101
- Páginas: 128