Reflexões, diálogos e perspectivas sobre literatura e ensino é uma coletânea que situa o leitor no espaço da prática literária associada ao cotidiano escolar. Os dez capítulos que a constituem foram escritos por professores, associados à pós-graduação, cujas pesquisas resultaram em trabalhos diretos com a literatura no campo do ensino. Aqui há um diferencial: seus autores pesquisam e lecionam literatura, alguns no ensino fundamental e médio, outros no ensino superior. [...] Assim, a principal contribuição de Reflexões, diálogos e perspectivas sobre literatura e ensino é situar o trabalho docente no campo da reflexão e da aplicação prática da teoria literária. Notamos, ao longo das páginas deste livro, a acuidade na escolha bibliográfica, a discussão profunda dos temas, a proposição de trabalhos com os leitores de modo que eles possam vivenciar a arte na vida. [...] Reflexões, diálogos e perspectivas sobre literatura e ensino, ao trazer pesquisas desenvolvidas em universidades e aproximá-las do ensino da literatura no âmbito escolar, propiciando alternativas de vivenciar a literatura na esfera pública, nos dá um grande exemplo de superação da dissociabilidade ensino e pesquisa, literatura e prática cultural. Assim, esperamos que o leitor encontre nos textos aqui apresentados uma inspiração para perceber a literatura a seu redor e, sobretudo, como uma ferramenta de transformação social, capaz de não somente melhorar os indicadores de avaliação do Brasil no cenário internacional, mas também de humanizar seus leitores.
- Autores: AUTOR: FERREIRA, CLÁUDIA CRISTINA
- Editora: PONTES EDITORES
- ISBN: 9788521701033
- Páginas: 0