Nesta edição temos a oportunidade de ler a segunda parte da série de autoria do Dr. José D'Assunção Barros sobre "Igualdade, Desigualdade e Diferença: Três noções mergulhadas na História". A leitura da primeira parte deste tema, publicada na edição 19, já proporcionou melhor compreensão do significado destes termos e o entendimento de que não se pode confundir desigualdade com diferença, e, ainda, que, mesmo entre os "iguais" há diferenças que interferem como um forte ruído nas relações sociais. Será que o homem conseguirá equacionar corretamente esta conta: igualdade, desigualdade e diferença? Só o tempo dirá!
Nesta edição tornam-se ainda mais evidentes as diferenças entre os "iguais" e a questão racial e de gênero acaba por colocar em um plano visível o que nas relações cotidianas se esconde debaixo do olhar naturalizado das coisas, construído pela sociedade que criou, com o passar do tempo, uma noção equivocada dos conceitos: "igual", "diferente", e "desigual".
O tema de capa, "Eugenia -o discurso racial no Brasil", acaba servindo de introdução para melhor se compreender como a construção do natural na sociedade segue alguns padrões que se perdem na fumaça do tempo deixando apenas um rastro de naturalidade sobre o objeto equivocadamente construído como a verdade da sociedade.
Boa leitura!
- Autores: EDITOR: SILVEIRA, CLÁUDIO RODRIGUES DA
- Editora: EDITORA LEÃO BAIO
- ISBN: 9000001619561
- Páginas: 82