Para que fosse possível publicar um livro como o que temos nas mãos, foi necessária uma realidade nova: a escola de educação infantil concebida como um contexto de vida coletivo no qual a criança menor de 3 anos disfruta da possibilidade de agir e de interagir, de crescer e desenvolver-se num ambiente rico de possibilidades. Sem essa realidade, não teria sido possível a observação, reflexão e ação da pesquisa que o livro apresenta. Daí seu interesse, uma vez que são escassas ainda as ocasiões em que é possível oferecer o resultado de uma colaboração teórico-prática de tal magnitude. Com Ritmos Infantis, os autores convidam a abrir novos caminhos de investigação para o mundo acadêmico, ainda, em muitas situações, distante da realidade para conhecê-la, transformá-la, construir uma nova teoria e, com ela, uma nova realidade. Percorre e articula todo o conteúdo da investigação apresentada neste livro, uma clara concepção da infância, da educação e da profissionalidade, com ênfase em um dos aspectos básicos da vida das crianças na escola: o tempo, como uma condição para a aprendizagem, e as emoções intimamente vinculadas à construção do pensamento, expressas pelo corpo, especialmente nessas primeiras idades. É pois, um livro que convida a pensar, a refletir sobre a prática cotidiana, a aprofundar a maneira de olhar e relacionar-se com a infância de 0 a 3 anos.
- Autores: AUTOR: CABANELLAS, MARIA ISABEL | AUTOR: ESLAVA, CLARA | AUTOR: ESLAVA, JUAN JOSÉ | AUTOR: POLONIO, RAQUEL
- Editora: PEDRO & JOÃO EDITORES
- ISBN: 9786586101539
- Páginas: 219