"Este livro, cuidadosamente intitulado “Roteiros da inovação pedagógica: escolas e experiências de referência em Portugal no século XX”, é uma resposta instigante ao desafio historiográfico de fazer uma história da educação a partir do mote da inovação pedagógica e em diferentes tempos históricos. Trata-se da coletânea organizada pelos professores Joaquim Pintassilgo e Luís Alberto Marques Alves, que reúne quinze ensaios que focalizam instituições escolares que se afastaram ou descontruíram a forma escolar – teoria enunciada por Guy Vincent, Bernard Lahire e Daniel Thin –, ou a gramática escolar – conceito cunhado por David Tyack e Larry Cuban.
Esta coletânea é formada por um conjunto de textos que apresentam o roteiro de um arquipélago de experiências escolares de referência visto na longa duração histórica. O foco é deslocado das reformas educativas prescritas pelo Estado para as práticas escolares inovadoras à maneira de táticas certeaunianas que são inventadas à margem e mesmo contra os poderes educacionais constituídos. Embora a presente obra tenha diversificadas apropriações pedagógicas, acredito que ela foi pensada especialmente a partir do livro Des collèges et des lycées différents, de Marie-Laure Viaud, que aborda iniciativas destoantes no ensino secundário francês. Joaquim Pintassilgo e Luís Alberto Marques Alves organizaram uma publicação coletiva que coloca a lupa sobre novos ensaios escolares, de diferentes temporalidades, que ecoam no presente e ajudam a refletir sobre a reinvenção da escola no surpreendente e incerto século XXI".
- Autores: COORDENAÇÃO: PINTASSILGO, JOAQUIM | COORDENAÇÃO: ALVES, LUÍS ALBERTO MARQUES
- Editora: DOIS POR QUATRO EDITORA
- ISBN: 9786588812136
- Páginas: 552