Já há muitos anos, professores, psicólogos, fonoaudiólogos e reeducadores encontram, na sua prática quotidiana, novas formulações teóricas, novos métodos ou novos programas inspirados em teorias contemporâneas da linguagem. Esta obra lhes é destinada. Tem por objetivo apresentar os aspectos essenciais das principais formulações da linguística, das ciências do discurso e da psicologia da linguagem, a partir do ponto de vista do utilizador ou do consumidor de teorias. Sendo nós-mesmo psicólogo da linguagem e didático de línguas, nos sentimos na obrigação de proceder a um exame aprofundado das principais teorias da linguagem hoje disponíveis. Tentamos não apenas compreender essas teorias, delas detectando os aspectos positivos e/ou negativos, mas, sobretudo, entender seu fundamento e motivações: quais eram os postulados filosóficos e epistemológicos dos autores; que percurso metodológico adotaram e por quê; qual é, por consequência, a natureza dos dados obtidos? Esta apresentação é decididamente crítica; uma vez que os práticos são regularmente solicitados pelas teorias, pareceu-nos legítimo expor as reflexões e críticas vindas de nossa experiência como consumidores.
- Autores: AUTOR: BRONCKART, JEAN-PAUL | TRADUTOR: BUENO, LUZIA | TRADUTOR: LOUSADA, ELIANE GOUVÊA | TRADUTOR: GUIMARÃES, ANA MARIA MATTOS
- Editora: EDITORA MERCADO DE LETRAS
- ISBN: 9788575915936
- Páginas: 388