Este livro propõe uma sócio-história interacionista e comparada das redações brasileiras e francesas – e, em certa medida, belgas e quebequenses – na qual foi possível discutir e compreender a construção identitária do “jornalista on-line mundializado” nos últimos 15 anos. A originalidade está na compreensão dessa identidade mundializada como um processo em construção permanente a partir da circulação de atores, instituições, discursos, formas de se fazer e de se representar no jornalismo on-line e que permitem avançar na compreensão das dinâmicas de construção identitária para além dos perfis que elas engendram.
Centrado nas identidades e nas práticas dos jornalistas on-line franceses e brasileiros, Um jornalista on-line mundializado mostra uma verdadeira permanência história de 2000 a 2018 e uma transnacionalização das formas de ser e de se fazer o jornalismo on-line, resultado e um circulação internacional e injunções à inovação que afeta e constrange o universo midiático. Esses mecanismos complexos de apropriação, de circulação e de consumo dos discursos sobre a inovação participam da construção de uma identidade transnacional dos jornalistas on-line.
Esta perspectiva estuda o jornalismo contemporâneo da forma como ele é praticado e concebido. Quase 25 anos após os primeiros debates sobre e Internet no meio jornalístico, este livro permite retomar as dinâmicas atuais e questionar as injunções à inovação e os efeitos reais que elas põem ter (ou não) sob as identidades jornalísticas.
- Autores: AUTOR: PEREIRA, FÁBIO HENRIQUE | AUTOR: CAM, FLORENCE LE
- Editora: EDITORA INSULAR
- ISBN: 9788552403029
- Páginas: 284