Reunindo artigos produzidos a partir da disciplina Comunicação e Política – Pandemia, Negacionismo e Responsabilidade Social do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, este livro enfoca o principal desafio científico deste início de século: a covid-19. Assim, transita por temas como o próprio conceito de ciência, o negacionismo, a abordagem científica da pandemia, a desinformação e diversos aspectos da produção e difusão de conteúdo comunicacional relacionado à doença.
Manda o bom senso que uma crise de grandes proporções seja enfrentada com um planejamento focado em estratégias muito claras para cada uma das partes envolvidas. Portanto, são necessárias comunicação planificada e continuidade. Nas democracias mais avançadas, espera-se que tais iniciativas partam das chamadas autoridades, os governantes e os representantes da população eleitos por sufrágio universal, conforme a estrutura jurídica de uma nação. Não foi – e nem é – o vivido no Brasil desde que se constatou a presença, em território nacional, do chamado novo coronavírus quando a covid-19 já recebera o status de pandemia por parte da Organização Mundial da Saúde.
Preocupados com essa situação e procurando dar respostas científicas à problemática da saúde e da comunicação durante o combate à doença, pesquisadores de diversas áreas articularam-se e o resultado é este Covid-19 – Comunicação, negacionismo e responsabilidade social. Durante o primeiro semestre de 2021, um grupo selecionado de palestrantes provocou um debate aprofundado junto aos estudantes da disciplina Comunicação e Política – Pandemia, Negacionismo e Responsabilidade Social, do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ministrada por Luiz Artur Ferraretto. São essas falas que, convertidas em artigos, formam a primeira metade desta obra. Cruzadas com a leitura orientada de textos científicos, as palestras geraram uma série de questionamentos, impondo a ida a campo por parte de alunas e alunos. O resultado dessas pesquisas aparece no restante deste livro.
No seu conjunto, Covid-19 – Comunicação, negacionismo e responsabilidade social procura dar conta de um momento histórico difícil e ainda em análise. Transita pelo papel fundamental da ciência na construção de um futuro de respeito à vida: a razão no embate com o senso comum, a responsabilidade social enfrentando o negacionismo, os processos de desinformação presentes em flertes da ignorância com o autoritarismo e a comunicação profissional como única alternativa em relação à propaganda apresentada como jornalismo. Baseadas em teorias e metodologias reconhecidas pela ciência, são reflexões necessárias e só possíveis onde o diálogo leva à vitória e à continuidade da democracia e dos direitos humanos.
- Autores: ORGANIZAÇÃO: FERRARETTO, LUIZ ARTUR | ORGANIZAÇÃO: ROSSETTO, ANDREI DOS SANTOS | ORGANIZAÇÃO: BRITES, FRANCIELLY | ORGANIZAÇÃO: CHAGAS, GUSTAVO MONTEIRO | ORGANIZAÇÃO: FLECK, PALOMA DA SILVEIRA
- Editora: EDITORA INSULAR
- ISBN: 9788552402138
- Páginas: 312