Na arena educativa emergem, de vez em quando, ideias novas - ou renovadas - que catalisam, contagiam e quase se transformam em slogans alienadores. Professor reflexivo é, no estado atual da formação de professores, uma dessas ideias. É de bom tom profissional, hoje em dia, os teóricos referirem, enquadrarem e tomarem posição crítica perante este conceito. Reportam-se a autores atuais como Schön e Zeichner revisitam Dewey, tentam explorar modelos de formação de cariz reflexivo. Neste livro a presenta-se o pensamento de D. Schön, o grande crítico da formação atual dos profissionais, analisa-se o próprio conceito de reflexão tal como ele nos é apresentado por John Dewey, referem-se as linhas enquadradoras de uma formação de tipo reflexivo defendidas por Zeichner e outros autores. Mas não se fica por aí. Conscientes da dificuldade em identificar e utilizar estratégias para desenvolver nos professores atitudes e capacidades de reflexão, os seus autores lançam-se num trabalho conjunto, a explorar essa temática, a sintetizar contribuições de outros autores, a apresentar sugestões. Ao lado do conceito de professor reflexivo, tem aparecido também na ribalta educativa o conceito de aluno autónomo. Não era, pois, possível deixar de considerar também o papel do professor no desenvolvimento da autonomia do aluno nem as suas implicações na formação dos professores.
- Autores: AUTOR: VARIOS AUTORES
- Editora: PORTO EDITORA
- ISBN: 9789720347213
- Páginas: 0